sexta-feira, 15 de julho de 2016

Bora praticar!!

Como é o mundo que você quer construir?
A cura das nossas relações (com nós mesmos, com quem está próximo de nós e com a humanidade como um todo) está intimamente ligada à nossa felicidade.

Não há como sermos felizes e saudáveis em um mundo doente e desigual.
A boa notícia é que todos nós temos o poder de transformar a realidade e gerar a harmonia desse sistema como um todo e, para isso, uma ferramenta/competência tem se mostrado cada vez mais essencial: a EMPATIA.
A empatia nada mais é que a nossa capacidade de se colocar no lugar do outro, enxergar o mundo pelos seus olhos e compartilhar seus sentimentos. É a nossa capacidade de dar um mergulho no universo de outra pessoa, grupo ou personagem, compreender suas perspectivas e sentir “junto”. A empatia pode (e deve) ser vista como competência fundamental para reconstruir relações entre pessoas, entre grupos e entre seres humanos e a natureza, e como uma das chaves para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e pacífica.

Mas será que de fato estamos exercitando nossa empatia na forma e frequência que deveríamos?
Deixo aqui, então, um convite. Que tal exercitar mais a sua empatia pelos próximos dias e observar como o mundo se transforma à sua volta?
E o primeiro, e mais importante passo é transformar como você olha (e julga) as pessoas ao seu redor. Que tal imaginar como é estar na pele delas? Que histórias, medo e desejos elas carregam? O que há de comum entre vocês? Será que é possível deixar as diferenças de lado e se conectar com o que há de humano e igual entre vocês?

Acredito que ao “ativar” a nossa empatia transformamos não só a nós mesmos, mas todo o contexto a nossa volta.
Então boa transformação!

Texto de Tatiana Fukamati, especialista no tema empatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá.. eu fico muito feliz em você compartilhar sua opinião!Muito obrigado!
Namastê