sexta-feira, 12 de junho de 2015

Você esta preparado para amar?

Se você já me lê há algum tempo, já deve ter visto em algum artigo ou livro meu duas das minhas frases preferidas. E elas falam justamente sobre isso: preparar-se para amar. Vou citá-las mais pra frente, mas antes, quero lhe propor uma reflexão!

Você já se fez essa pergunta? Já parou pra se questionar se realmente está preparado pra amar? Já vi muita gente respondendo que sim, mas sem pensar. E também já vi muita gente respondendo que não, também sem pensar. Porque, no final das contas, nossa visão sobre essa prática -amar- costuma ser bastante distorcida e limitada.

Ou a gente cresce achando que o amor é lindo e tudo pode. Que quem ama é invencível. Que basta encontrar a pessoa certa para que tudo aconteça como num filme romântico e com final feliz. Ou a gente cresce achando que o amor é muito difícil. Que faz a gente sofrer. Que amar significa ser traído, chorar demais e ser abandonado.

Tudo isso vem da nossa cultura, mas mais especificamente da conclusão que tiramos da experiência dos nossos pais em conjunto com o modo com que ouvimos as pessoas com quem mais convivemos falar sobre relacionamento. E, assim, fomos montando nossas crenças sobre o que é amar. 

Infelizmente, são raras as famílias ou pessoas que têm a noção real do quanto deveríamos nos preparar para amar. Treinar mesmo. Aprender, investir em conhecimento, em atitudes, palavras, exercícios e dinâmicas que nos dessem mais consciência sobre o que queremos e o que temos feito para alcançar esses objetivos.

Somos preparados para andar, falar, escrever, calcular, dirigir, trabalhar. Mas não somos preparados para as relações. Ninguém nos ensina com clareza e conhecimento como lidar com sentimentos como medo de sofrer, ciúme, insegurança, raiva, medo do abandono, a dor de ser rejeitado, de ser traído, entre outros sentimentos que fazem parte do pacote chamado "exercício de amor".

Se você está entre os que se consideram prontos ou entre os que não se consideram prontos, o fato é que possivelmente você está enganado. De fato, nunca estamos completamente prontos. E também nunca estamos completamente despreparados. Estamos sempre em processo. Cada encontro é único. Cada relação é singular.

E ainda, dentro de cada experiência de amor, cada dia é um, cada momento pode ser completamente novo e desconhecido. O que sabíamos até então pode se tornar insuficiente. Ou não. Mas é certo que quanto mais você se conhecer e mais estiver atento à dinâmica de amar, melhor conseguirá lidar com o que surgir.

Assim como eu, que faço exatamente esse trabalho de estudar, pesquisar e escrever sobre como se preparar para amar, existem muitas outras fontes e muitos outros caminhos. E se você está lendo esse texto agora, certamente tem interesse no assunto. Quer amar de um modo mais íntegro e autêntico.

Então, aí vão as minhas frases preferidas pra você se inspirar. A primeira é de Leo Buscaglia, autor de vários livros sobre preparação para amar e a única pessoa, até onde eu sei, que se atreveu a criar uma disciplina chamada "Amor" na Universidade da Califórnia, onde lecionava nos EUA. E a segunda é de Rainer Maria Rilke, um dos maiores poetas alemães, que nos dá uma dimensão da profundidade da preparação para amar:

"Se deseja aprender a amar, deve começar o processo de descobrir o que significa, que qualidades formam uma pessoa amorosa e como desenvolvê-las. Cada pessoa tem o potencial para o amor. Mas o potencial nunca é percebido sem esforço. Isso não significa sofrimento. O amor, particularmente, é aprendido melhor na alegria, na paz e no viver". LB

"Amar outro ser humano é talvez a tarefa mais difícil que a nós foi confiada, a tarefa definitiva, a prova e o teste finais; a obra para a qual todas as outras não passam de mera preparação". RMR

E eu desejo que você ame enquanto se prepara e se prepare enquanto ama. Porque a vida não pára até que você esteja pronto! E amar é, em última instância, a melhor das preparações!

Rosana Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá.. eu fico muito feliz em você compartilhar sua opinião!Muito obrigado!
Namastê